EMPATIA
![](https://static.wixstatic.com/media/44bda1_1825154cfd7d4162b502bbb36dea6149~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_635,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/44bda1_1825154cfd7d4162b502bbb36dea6149~mv2.jpg)
Hoje o tema é EMPATIA. Considero muito importante falar sobre isso nos tempos de hoje. Em tempos que pouco se olha para o outro, a não ser para julga-lo ou para avaliar e condenar suas atitudes e pensamentos. Pouco se aproxima do outro, pouco se solidariza com a condição do outro.
Você sabe o que é EMPATIA? Você sabe, por exemplo, a diferença entre EMPATIA e SIMPATIA?
Ser Simpático é ser agradável, porém, distante. É perguntar se a pessoa está bem sem querer saber como ela realmente está. É não se envolver. É não se importar. Uma pessoa simpática olha para uma pessoa em dificuldade, de cima para baixo, ela permanece onde está, e de lá pergunta se está tudo bem. Se a pessoa que está passando por dificuldade, resolve dizer o que realmente está sentindo, a pessoa simpática ouve, porém não se conecta àquilo, não considera importante.
Empatia é, sobretudo, CONEXÃO. É descer até onde o outro está e dizer: “Eu estou com você.” Ainda que sejamos pessoas que não saibam dar conselhos ou falar palavras de força, que façam a outra pessoa se sentir melhor, o simples fato de estar ali, de se conectar com a emoção do outro, cria uma outra emoção que tem o poder de mover corações, e inspirar aquele que precisa tanto disso naquele momento. Esperança!
Quantas vezes você precisou de alguém que ao menos te ouvisse e se sentasse ao seu lado no chão e permanecesse com você até se acalmar?
A maioria das pessoas não precisa de alguém que resolva seus problemas, mas de uma pessoa que esteja lá, simplesmente.
Empatia tem muito mais a ver com solidariedade. Simpatia tem a ver com caridade. Caridade é uma ação vertical. Compaixão é horizontal. Ao praticar caridade, eu me coloco numa posição melhor do que a do outro e tento ajuda-lo de cima do meu patamar. Ao me solidarizar, eu me coloco na mesma posição do outro, e o abraço e me conecto ao que ele está sentindo. Colocar-se no lugar do outro e tentar sentir-se como ele se sente é o primeiro impulso de uma pessoa empática. É o princípio de tudo.
Você pode estar pensando no que você “ganha” sendo empático com as pessoas à sua volta. Empatia pode ser algo natural, que nasce com a pessoa. E digo que quando isso acontece, não se consegue ser de outra forma. Não se pensa no que se pode “ganhar” com isso, só se pensa em ver o outro melhor. Porém, enxergar o outro como ele realmente é, e se compadecer, pode ser algo bem difícil. Mas não impossível. Pode ser algo desenvolvido. Qualquer um pode abrir o coração e se treinar a enxergar o outro. Qualquer um pode buscar essa humanidade, se realmente quiser. Faz parte de querer ser uma pessoa melhor, de ser melhor para os outros.
![](https://static.wixstatic.com/media/44bda1_39727342330449ff8a51149483aaefd4~mv2.jpg/v1/fill/w_900,h_720,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/44bda1_39727342330449ff8a51149483aaefd4~mv2.jpg)
Esclareço que ninguém está dizendo para carregar para si os problemas dos outros, ou passar a viver em função dos problemas dos outros. Geralmente, pessoas com dificuldade de entendimento, resistem a tentarem ser empáticos por terem essa visão deturpada do seu real significado. Empatia é momento. É servir ao outro naquele específico momento em que é preciso ser útil. E não perder a oportunidade de ser bom. Depois você pode retornar à sua vida, às suas próprias vivências. Sem trazer para sua vida as complicações dos outros.
Então, penso que a pergunta certa seria: “O que eu perco ao agir com empatia?” Sendo que agora eu sei que não preciso carregar os problemas dos outros, e agora também sei que isso faz parte de ser uma pessoa melhor, mais útil, menos egoísta.
Que tal começar a praticar? Que tal darmos o primeiro passo a caminho de nos transformarmos em uma pessoa melhor do que jamais fomos?
Isso depende exclusivamente de nós. Se partirmos do princípio que o universo nos devolve aquilo que lançamos a ele, podemos pensar um pouco no que ele tem nos devolvido para sabermos o que temos lançado. E começar a partir daí.
Que sejamos melhores a cada dia. Que saibamos aprimorar nossos sentidos, não só para alcançarmos nossos objetivos, mas para também participarmos do que ocorre com as pessoas à nossa volta. A participação delas na nossa vida é primordial para nosso crescimento emocional, assim como a nossa contribuição para a vida delas.
“Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sente a outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.”
Conte-me uma história sobre um momento que você tenha vivenciado ou presenciado Empatia. Fale-me sobre alguém que você conheça que seja Empático e o que você acha disso. Comente!