top of page
Blogs.png
Buscar

AMIZADE…

Foto do escritor: TEREZINHA ARAÚJOTEREZINHA ARAÚJO

Tenho recebido tantas demonstrações de amizade que me sinto, às vezes, constrangida... Tenho amigos de mais de 50 anos, outros recentes, mas que igualmente enchem meu coração de carinho. As demonstrações chegam por uma linda mensagem, por palavras de encorajamento, ou ajudas em alguma dificuldade, ou ainda em um presente totalmente inesperado e “sem motivo”, chegam até em nome de Deus. 


Como sou privilegiada e grata!!


Como é bom sentir que somos queridos, lembrados e amados! Sim, porque a amizade é um tipo de amor. 


Fiquei pensando em quantos amigos fiz pela vida... pensando sobre os primeiros amigos, me lembrei que os mais chegados foram os do colégio, a partir de 10 anos. Vivemos tantas coisas juntos, tantas descobertas, tantas peripécias, tanta cumplicidade. É viva em minha memória um dia em que, junto com uma amiga, no muro do colégio, olhamos para o céu e descobrimos Deus e sua criação, nos maravilhamos... quanta saudade tenho dessa querida, foram muitos anos de amizade, de trocas de confidências, de risos e lágrimas. Foi toda a época de colégio, até passarmos no vestibular, quando nos separamos; ainda nos encontramos algumas vezes, já casadas, com filhos, mas seguimos caminhos distintos. Mas, sempre será lembrada como “a melhor amiga”.


A adolescência é uma época de grandes conflitos, rir e chorar, tempo de descobertas, do amor, da sexualidade, tantas perguntas, tantos medos, inseguranças e com as amigas era mais fácil viver tantas emoções, transformações no corpo e na mente. Um momento que distanciando dos pais, da família, vamos em direção ao mundo...e bons amigos podem nos ajudar a fazer escolhas corretas. Assim, neste período, amigos foram chegando para além da escola, vindos de outros ambientes. E como foi importante contar com eles.  Hoje, muitos ainda estão bem presentes, já outros, mais distantes, embora perto do coração. Há, ainda, aqueles que se perderam no caminho e alguns poucos se tornaram – ex-amigos. 


Estranho pensar em ex-amigos.


Como qualquer relação, as amizades também passam por desafios, como desentendimentos, falta de comunicação ou até mudanças na vida de um ou de ambos. Às vezes, amizades precisam de tempo e espaço para se ajustarem; outras vezes, podem terminar. É importante entender que o fim de uma amizade não significa que ela foi ruim. Muitas vezes, amigos saem da nossa vida, mas deixam lições, aprendizados que levamos para sempre.


AMIZADE É SAÚDE

Amizade é um dos vínculos mais profundos e significativos que podemos construir. Diferente de relações de parentesco, a amizade é um laço voluntário, uma escolha. Pode ser baseada em valores e crenças comuns, como também em diferenças que se somam, para o enriquecimento mútuo. Exige respeito, confiança e, acima de tudo, reciprocidade, não se pode ser amigo sozinho.


Amizades têm um impacto direto e positivo na saúde mental. Ter amigos reduz os níveis de estresse, melhora a autoestima, proporciona apoio em momentos difíceis e oferece alegria nas horas boas. Estudos mostram que pessoas com boas redes de apoio têm menor risco de desenvolver depressão, ansiedade e outros problemas de cunho emocional.


Amigos oferecem suporte para enfrentarmos medos e desafios e também para comemorarmos vitórias. Em alguns casos, amizades profundas podem ser mais estreitas e sérias que muitas relações familiares, até porque, a amizade verdadeira é o menos ciumento dos amores, e sempre é possível agregar mais pessoas, a chegada de um novo amigo, verdadeiro, é motivo de alegria.


A amizade é uma via de autoconhecimento, bem-estar e desenvolvimento humano. Através dos amigos, somos capazes de enxergar partes de nós que talvez não veríamos sozinhos. O que apreciamos em nossos amigos, o que nos incomoda ou o que valorizamos em suas atitudes refletem aspectos de nossa própria subjetividade e visão de mundo. Amigos ajudam a moldar quem somos. É um dos maiores presentes que podemos dar e receber, e seu valor é inestimável.


O tempo que se vive hoje é o da urgência e do virtual, haverá espaço para relações de verdadeira amizade? Há tempo para gastar com um amigo, ser ombro e ouvido para ele? Há disponibilidade para se descobrir interesses, projetos, sonhos em comum? Há momentos de trocas suficientes para a descoberta do que se tem em comum? 


“O que...?

 

“você também...?” 


“eu achava que era só comigo...”


Os seguidores podem ser muitos, mas amigos de fato, os temos??

 genuínos e prazerosos.





Não se esqueça de deixar um comentário, e seguir nossas redes sociais:






12 visualizações2 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo
SUPERAÇÃO

SUPERAÇÃO

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Jefferson Lima
Jefferson Lima
Nov 19, 2024

Amigos... alguns permanecem por um tempo, outros se vão pelo estradar da vida. Mas é muito bom ter amigos! "O que apreciamos em nossos amigos, o que nos incomoda ou o que valorizamos em suas atitudes refletem aspectos de nossa própria subjetividade e visão de mundo." - grande verdade!

Like

Guest
Nov 18, 2024
Rated 5 out of 5 stars.

O valor da amizade ultrapassa o valor da experiência - a experiência passa e amiga(o) permanece para compartilhar o novo mundo que surgiu depois da experiência.

Namastê!

Like
bottom of page