CHAT GPT: O NOVO PARCEIRO DOS ESCRITORES?
Você já ouviu falar do Chat GPT? Nos últimos meses, tanto nas redes sociais quanto na mídia de maneira geral, muito tem se comentado sobre as possibilidades dessa ferramenta de inteligência artificial para auxiliar na produção de conteúdo.
![](https://static.wixstatic.com/media/44bda1_26ce0b12ef7d4b57addbed9e30c7760f~mv2.png/v1/fill/w_980,h_715,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/44bda1_26ce0b12ef7d4b57addbed9e30c7760f~mv2.png)
Mas o que realmente é esse tal de Chat GPT? Ele é uma ferramenta de IA, com a base de dados compilados até setembro de 2021, que tem a capacidade de gerar textos a partir de um pequeno trecho de texto fornecido pelo usuário. Ele usa uma rede neural para analisar padrões linguísticos em um conjunto de dados e, em seguida, usa esses padrões para prever o que o usuário gostaria de dizer.
Isso significa que o Chat GPT pode ser uma ajuda para escritores que precisam criar produções com rapidez e precisão. Ao fornecer algumas ideias e comandos, o Chat GPT ajudará a expandir as inferências iniciais e oferecer sugestões criativas para aprimorar a escrita.
Confesso abertamente que eu, como escritora que sou, passei por um processo de superação do medo em relação a esta ferramenta e de todo o seu potencial como um parceiro na minha escrita. Como muitas outras pessoas, eu também tive resistência a esta novidade e suspeitas de que essa tecnologia pudesse afetar negativamente a qualidade do meu trabalho. No entanto, sei que, como seres humanos, somos capazes de nos adaptar e superar nossos medos e limitações.
Aliás, nos últimos tempos, isso é o que mais temos feito, não é mesmo?
E foi exatamente o que aconteceu comigo. Depois de pesquisar muito a respeito, conversar com os pares e mudar alguns paradigmas, resolvi que era hora de experimentar o famoso Chat GPT. E, aos poucos, fui descobrindo que essa tecnologia não só me ajudava a aprimorar minha escrita, mas também me oferecia uma gama de novas possibilidades que antes eu desconhecia. Que grata surpresa!
Por exemplo, com sua capacidade de gerar ideias criativas, a ferramenta me ajudou a explorar novas perspectivas na minha escrita cotidiana. Além disso, me ajudou a economizar tempo na produção dos textos, o que me permitiu mais concentração em aspectos mais importantes, como a estrutura do texto e a edição final. E isso trouxe muita praticidade.
Porém, creio ser importante ressaltar que o Chat GPT não é uma ferramenta mágica que resolverá todos os seus problemas de escrita. Como escrevi acima, ele é um aliado que ajudará a enriquecer seu processo, mas nunca substituirá a habilidade e o embasamento de um escritor em criar textos diferenciados e com qualidade.
Outro ponto relevante para destacar é que o Chat GPT tem dificuldades em produzir textos acadêmicos robustos e é limitado na geração de informações específicas e fontes confiáveis. Usá-lo como uma ferramenta de auxílio na escrita acadêmica, requer que o escritor tenha conhecimento sólido e experiência em sua área de estudo, para garantir a precisão e a confiabilidade do texto produzido. E, é claro, utilizar fontes e referências confiáveis e verificáveis para embasar o trabalho.
Porém, isso não significa que ele seja inútil para a elaboração de trabalhos acadêmicos,
pois, pode ser usado como uma ferramenta complementar para ajudar na organização e estruturação do texto, bem como na detecção de erros gramaticais e ortográficos.
‘A medida que me aprimoro no uso dessa IA, vou compreendendo que sempre é importante usá-la com sabedoria e em conjunto com outras habilidades de escrita e de conhecimento sobre o tema proposto para que ele possa ser um colaborador valioso. De jeito nenhum funcionará bem apenas com um “copia e cola.”
Diante do exposto, ficou curiosa? Se ainda está com dúvidas se deve ou não experimentar essa tecnologia, eu gostaria de encorajá-la a tentar. Como está na Bíblia em 2 Timóteo 1:7 "Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de poder, amor e autocontrole.” Superar nossas limitações terá sempre um resultado surpreendente!
Gosto muito da possibilidade de sempre dar uma chance e descobrir tudo o que essas novidades tecnológicas podem fazer por nós. Afinal, quem sabe o que o futuro ainda nos reserva? Talvez, o próximo livro best-seller seja escrito por um escritor em parceria com um robô! Se o escritor, publicamente, decidir assumir isso, não é mesmo? Eu escrevi este texto assim. O que você achou?
Não se esqueça de deixar um comentário, e seguir nossas redes sociais:
![](https://static.wixstatic.com/media/44bda1_3c56d20d4eb34f88acfb26ab1460648d~mv2.png/v1/fill/w_980,h_454,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/44bda1_3c56d20d4eb34f88acfb26ab1460648d~mv2.png)
Ando muito com medo da Tecnologia.Ela está se expandindo por áreas delicadíssimas.E a cada novo recurso tecnológico,uma profissão deixa de existir.
No momento,não sei o que pesa mais: minha admiração ou o meu medo da inteligência robótica.
Namastê!