JÁ VIU UM PÁSSARO PREOCUPADO?
- CARLA KIRILOS
- 6 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de jan. de 2022

Pense comigo: Alguma vez você já viu um pássaro ansioso, com a testa franzida de preocupação?
Com certeza não. Ninguém nunca viu um pássaro preocupado, com olheiras, com a expressão cansada ou os olhos avermelhados pelas noites sem dormir. E qual lição, então, podemos aprender com os pássaros? Vamos verificar?
O Instituto do Bem Estar, em parceria com a NOZ pesquisa e inteligência, realizou um estudo intitulado “Saúde da Mente & A Nova Realidade” que integra o projeto “Sociedade de Vidro na Pandemia”, com a finalidade de trazer um olhar contínuo sobre as estruturas sociais, os cidadãos e as fragilidades emocionais. (disponível na íntegra no site https://www.bemdoestar.org/pesquisa-saude-da-mente-e-a-nova-realidade)
O mapeamento dos dados conta com duas fases de pesquisa: a primeira foi realizada em maio de 2020 e teve por foco a “Saúde da Mente e o Isolamento Social”; a segunda etapa coloca o holofote no impacto da nova realidade na saúde da mente do brasileiro e, um dos dados que me chamou muito a atenção, foi que 64% das pessoas entrevistadas estão se sentindo excessivamente preocupadas, sendo que, 28% reportam que esse sentimento cresceu no último ano.
Não tenho dúvida de que refletir sobre a vida é importantíssimo, claro. E estes tempos de pandemia geraram mesmo muita insegurança e temor, mas acredito que, ao invés de mobilizar todo o nosso tempo e energia apenas pensando (e se preocupando), devemos fazer alguma coisa, o que for possível (e sempre há algo a experimentar), mesmo que pareça pouco ou simples, para movimentar o que gostaríamos de ver acontecer daqui por diante. O hábito de se preocupar gera a falsa impressão de resolução. E a verdade é que a vida só se resolve por meio do que a gente escolhe (ou não) fazer. E ela pode se resolver de uma maneira mais ou menos favorável, a depender, em grande parte, da nossa postura. Concorda comigo?
E, já que experimentar deve ser uma postura de vida, convido-a a ler comigo um texto bíblico ( se você ainda não leu a Bíblia, experimente) no Evangelho de Mateus 6:26 diz o seguinte: “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta, Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”
E é exatamente aí que temos algo a aprender com os pássaros.
Tanto quanto se saiba, nenhum pássaro tentou construir mais ninhos do que seu vizinho. Nenhum pássaro se afligiu porque tinha apenas um ninho no qual se esconder. Nenhum pássaro morreu de ansiedade, temendo não ter suprimentos para dois invernos em vez de um, e nenhum pássaro perdeu o sono pelo fato de não ter minhoquinhas reservadas para sua velhice.
O ponto que Jesus apresentou em referência ao cuidado de Deus dispensado aos pássaros não era de que eles não trabalham. Ao contrário. Provavelmente ninguém trabalha mais arduamente para sobreviver do que os pardais. Certamente, eles não se sentam nos mourões da cerca, esperando que alguém coloque comida em seu bico. O que Jesus salientou é que eles não ficam ansiosos. Não se esforçam para enxergar um futuro que eles não podem ver, nem buscam segurança em coisas armazenadas e acumuladas. Obviamente, afirmou Jesus, as pessoas têm mais valor do que os pássaros. Se o Criador cuida deles, você pode confiar que Ele cuidará de você? De acordo com o texto lido, Jesus nos orienta a não viver de modo ansioso. Ele quer que vivamos em serenidade, paz e segurança. Pois quando vivemos de modo sereno, tranquilo e seguro, realizamos mais.
Diante deste contexto, fique alerta! A ansiedade pode ser agravada com a chegada de dezembro e as festas de fim do ano. Alguns sentimentos como angústia, desânimo e frustração podem surgir nesse período. Mas, não perca o foco.
Reflita sobre o que é realmente essencial para a tranquilidade e a paz consigo mesmo e com o próximo. Desapegue dos valores consumistas, confie que um ano termina e outro se inicia com novas possibilidades. Viva o fluir da vida, dando graças por tudo que tem acontecido, aprenda com as lutas, aumente sua fé e creia que os planos de Deus para você são infinitamente melhores do que os seus. Olhe mais os pássaros.
Receba os meus votos de um feliz Natal. Que Jesus Cristo, o personagem principal dessa festa, seja realmente o Senhor e Salvador de nossas vidas, o Iluminador de nossos lares, o Guia de todas as nossas decisões. Para mim, isso é ter um “Feliz Natal”!
Que o espírito do Natal se faça presente na casa de todos nós.Amém!
Um Feliz Natal para você também!!