MANTENHA OS PÁSSAROS PERTO DE VOCÊ
Recentemente, ouvi de meu filho este termo: “Mantenha os pássaros perto de você”.
Era noite. Já passava das 21 horas, caminhávamos lentamente pela rua deserta. Estávamos retornando para casa, enquanto conversávamos. Eu, euforicamente - como sempre - falava com o coração. Enquanto dava vazão à emoção do momento que tomava conta do meu ser, de repente, escuto meu filho dizer de forma branda e amorosa: Mãe “mantenha os pássaros perto de você”.
Naquele momento, parei de falar e fiquei olhando para ele. Sem entender o motivo desta fala, pois, no contexto, a meu ver, ela não se encaixava. Porém, com sabedoria e poesia ele logo se explicou... “mãe, fale baixo por favor, ninguém precisa ouvir nossa conversa.” Naquele momento, um silêncio profundo se fez...
Enquanto retornávamos, em silêncio, comecei a filosofar sobre este tema. Comecei a refletir sobre quantos “pássaros” na vida eu espantei... por não me calar um pouco, por não ouvir mais... por, muitas vezes, agir no calor da emoção, ou, por não saber controlar o timbre agudo de minha voz.
Deste precioso momento, extraí uma grande lição:
Assim como os pássaros, são as pessoas. Agir com brandura é sinal de acolhimento.
Lembrei-me, então, de meu pai.
Em toda a minha vida, eu nunca o vi gritar ou falar alto. Ele era muito gentil, inteligente, falava com suavidade e calma, mesmo em momentos conflituosos.
Os pássaros são animais que transformam a natureza, seja pelo seu canto ou por sua beleza. Observá-los também nos proporciona uma série de reflexões capazes de influenciar nossas atitudes. Pássaro que arrisca cair é pássaro que aprende a voar.
Com esta frase tão simples, mas tão profunda que meu filho disse, pude compreender que as relações são como pássaros. Se você segurar com firmeza, elas morrem. Se você segurar com folga, elas voam. Mas, se você segurar com cuidado, elas permanecem com você para sempre.
Obrigada, filho, por me ensinar algo tão valioso.
Não se esqueça de deixar um comentário, e seguir nossas redes sociais:
Que lindeza de filho poético,Carmen!Adorei!
Namastê!