top of page
Blogs.png
Buscar

MUDANÇA

Foto do escritor: TEREZINHA ARAÚJOTEREZINHA ARAÚJO
O tema não poderia ser outro, estou vivendo mais uma mudança, mudança de residência.

E seria somente mais uma mudança não fosse ela carregada de reminiscências, afetos, que supostamente estariam bem resolvidos, eles ressurgem trazendo um incômodo e a necessidade de revisitá-los, mais uma vez.


Estou voltando para um espaço que já foi meu por muito tempo, deixou de ser e volta a ser, novamente. Essa descontinuidade gera espaço para o novo, para aquilo que ainda não é conhecido! Gerando profundas (e sutis) mudanças.


O endereço é o mesmo, o ambiente foi totalmente remodelado. Mas, e eu? Mudei também? Sou a mesma? Preciso mudar?

As mudanças mais significativas devem ocorrer de fato nas pessoas. São elas que fazem com que as coisas sejam diferentes. O colorido - a cor nova - quem dá é o olhar, é o coração de quem vê.


Em se tratando de mudança, sabemos que não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente, é o que melhor se adapta a mudança, já nos ensinou Darwin.


Assim sendo, o inimigo mais perigoso que poderemos encontrar, somos nós mesmos. Com nossos medos, ansiedades e inseguranças.


APRENDENDO COM A MUDANÇA

Depois de muitos anos de análise (terapia), aprendi que nesses processos em que somos surpreendidos por questões já tratadas, o que temos que fazer é identificar o incômodo, deixar que ele apareça ou reapareça, e nos questionar: O que queres? Eu já te conheço! Não há mais lugar aqui para você!


Em outras palavras, é dizer: Você de novo aqui? Eu conheço suas estratégias, e você não vai me perturbar mais.


É preciso saber que o sintoma insiste. Aprendo, também, continuamente, a aprimorar a capacidade de criar novas saídas, novas formas de lidar com os mesmos incômodos. Porque, tenha certeza, são os velhos medos e a sensação de desamparo que sobrevém quando vivemos situações que nos tiram de nossa zona de conforto.


O QUE É A MUDANÇA

Por que a mudança traz tantas questões?


Mudança traz a passagem alternada da estabilidade para a incerteza, o que pode implicar numa crise. É oportunidade, mas também é risco; pode levar ao sucesso ou ao fracasso; a semente pode germinar, mas também pode morrer.


Mudança, como escolha em última instância gera perda, é deixar algo para trás. Perda de valores, de estabilidade, de modo de viver e de enxergar a vida.


TRANSFORMAÇÃO

Deixar a borboleta surgir gera mesmo medo e insegurança: o novo e seus códigos de funcionamento ainda são desconhecidos, implicam aprendizados, erros, acertos.


Mas, mudanças também possibilitam expansão dos limites de autoconhecimento: permite que o novo tome antigos espaços que se pensavam sólidos e imutáveis. Quando a borboleta surge, ela vem plena depois de um processo doloroso, mas necessário para voos altos e seguros. E nesse voo não estou só, esperando no Senhor tenho minhas forças renovadas, posso voar alto como as águias, correr sem exaustão, andar sem cansaço!


Não se esqueça de deixar um comentário, e seguir nossas redes sociais:



9 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
O QUE NOS AFETA

O QUE NOS AFETA

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Mar 21, 2023

Mudança e todas as consequências que ela provoca. Consequências que foram percebidas e as que não foram.

Mudar,seja em qualquer aspecto,será sempre um grande desafio e uma maravilhosa oportunidade de caminharmos em direção ao destino escolhido.

NAMASTÊ!

Like
bottom of page