O QUE É A VIDA?
![](https://static.wixstatic.com/media/44bda1_976773c6cc894c139cde1eefdfabe288~mv2.png/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/44bda1_976773c6cc894c139cde1eefdfabe288~mv2.png)
Quem acompanha com regularidade a coluna Seja Luz e Ilumine, que assino aqui no Blog Bendita Existência, sabe que eu sou uma pessoa apaixonada pela Bíblia Sagrada. Não somente porque acredito totalmente nas verdades contidas nela, mas também porque vivencio na minha trajetória enquanto líder cristã, como corações e mentes têm sido restaurados pela Palavra. E este poder transformador de Deus através das Escrituras Sagradas é realmente fascinante!
Mas, por qual razão estou começando este meu texto escrevendo sobre a Bíblia? Porque diante do acidente que vitimou prematuramente a cantora Marília Mendonça na semana passada, mais uma vez, nos foi possível refletir sobre a efemeridade da vida. E, no livro de Tiago capítulo 4 versos 13-15 está escrito: “Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".” (Tiago 4:13-15)
Que é a sua vida? Não temos o poder de penetrar no futuro, a fim de poder determinar o que ocorrerá em um único dia ou em uma única hora, e, no entanto, estamos quase sempre formando nossos planos como se vivêssemos com a certeza de que tudo está para acontecer.
Porém, o que vemos todos os dias, é que a morte não tem preferência por idade, cor ou posição financeira. Pessoas de todas as idades se vão, de maneiras diferentes, deixando apenas saudades. E, no entanto, é sempre diante do cenário da morte, que refletimos sobre o valor que damos à nossa vida e a vida daqueles que nos cercam.
Por quem você vive? Já parou para pensar sobre isto? A verdade, infelizmente, é que em tudo que fazemos, a prioridade normalmente somos nós. O “eu” em primeiro lugar.
Eduardo Aquino, ainda em 2007, escreveu um artigo para o jornal O Tempo onde ele afirmava que estamos vivendo a “epidemia do egoísmo”. Por egoísta entendemos ser aquele que só pensa em si, vive para si mesmo, não tem interesse, vontade ou maturidade para entender que o mundo é feito de relações, idas e vindas, caminho de mão dupla, além de mim, existe o outro. Triste? Sim, muito.
Mas, graças a Deus, existe um caminho contrário. Qual? O altruísmo.
Altruísta é aquela pessoa que pensa no outro, que busca ajudar os outros, se interessa e quer ver o outro (por exemplo: filhos, cônjuges, familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos e até aqueles que não são lá muito nossos fãs) vivendo em paz, felizes, partilhando o bem-estar de forma igualitária e fraterna.
Sim, minhas queridas, os altruístas (por favor, não esqueçam essa palavra e o que ela representa) são aqueles que tornam o mundo melhor, são aqueles que buscam ser mais evoluídos espiritualmente! Um bom exemplo? Jesus Cristo. O que Ele fez que mudou a história? Deu a sua vida por nós, porque só quem vive por alguém, é capaz de morrer por ele. (e volto aqui na excelência e atualidade da Bíblia). E, para os que aceitam e creem nesta verdade do Evangelho, sabemos que não vivemos nossa vida em vão, que estamos vivendo esta vida como Deus quer, e que quando a vida aqui termina não termina na verdade. Temos o privilégio de ir para casa e estar com nosso Senhor. Que maravilhosa certeza é esta!
Confesso que não conhecia com detalhes a carreira da Marília Mendonça, no entanto, diante do que fui lendo e ouvindo após a sua morte, vi que ela era uma jovem que teve um propósito em vida: ir aonde o povo está. Percebi que ela não queria ser melhor que os outros; mas sim ser melhor para os outros. Foi sem dúvida uma mulher altruísta. E uma de suas músicas, Deixa eu te amar, diz: “amor sincero tenho dentro de mim pra te dar, é só você querer arriscar...” assim, quem tem amor para dar e canta isto para multidões, egoísta com certeza não é.
Então, pergunto novamente, o que é a vida? E, outra vez respondo citando a Bíblia. “O homem é como um sopro; seus dias são como uma sombra passageira.” (Salmos144:4)
Que em nossa bendita existência possamos sempre espalhar amor, ser um sopro do bem e luz que ilumina caminhos.
Querida Carla, Amei o seu texto. Entendo que quando se é altruísta algo maravilhoso aquece o nosso coração. Viemos a este mundo para aprendermos a amar. Amar o outro e a nós mesmos. Penso que só assim nos conectamos com Deus. A vida é efêmera, portanto também acredito que tudo é passageiro e que não vale a pena perder nosso precioso tempo com aquilo que não vale a pena e atrasa nossa caminhada. Sejamos luz que ilumina o outro e a nos mesmos.
Grande abraço.
Carmen
É muito importante descobrir que o mundo se constroi por meio das relações,num processo em que além de mim,existe o outro.
Belíssimo texto. Que possamos sempre espalhar o amor!! Ele é tudo!!!