top of page
Blogs.png

O SAGRADO FEMININO

  • Foto do escritor: BETH BRETAS
    BETH BRETAS
  • 8 de mar.
  • 4 min de leitura

SHAKIRA

Uma mulher potente. Energética. Consciente de que é uma força feminina que corre ao lado de lobos…

Uma mulher que convoca outras mulheres a despertarem a loba que existe em todas nós.


“Amar alguém é muito bom. O amor é lindo, mas o amor próprio é muito mais.”


Shakira! Shakira! Shakira!

SHAKIRA em show no Rio de Janeiro (Kevin Mazur / Getty Images)


Sim! O texto é sobre Shakira e muito mais. É sobre uma potência energética que vibra por onde passa, deixando um rastro de quem sabe para o que veio, tão maravilhosamente declarado em sua turnê As Mulheres Não Choram Mais.


Um projeto que fala sobre um mundo de sombras que se apresentam por trás dos bastidores de um Sistema Patriarcal, para o qual não devemos temer, mas sim, convocar a força das verdades espirituais divinas que existem em cada uma de nós.


“O choro da mulher sempre foi considerado muito perigoso, pois ele abre os trincos e os ferrolhos dos segredos que ela carrega...

Para as mulheres, as lágrimas são um princípio de iniciação para o ingresso no clã das cicatrizes, essa eterna tribo de mulheres de todas as cores, todas as nacionalidades, todos os idiomas, que no decorrer dos séculos passaram por algo de grandioso e que mantiveram seu orgulho."

Clarissa Pinkola Estés



E é com essa presença de potência espiritual que Shakira reúne mega público que vibra com ela, em shows onde nenhuma limitação, nenhuma desarmonia atrapalha a potência do convite para percebermos o poder criador onisciente, onipotente e onipresente que paira sobre o nosso Planeta, num ponto onde as forças negativas do universo masculino não encontram ressonância no universo feminino.


E sob a luz que ilumina seus passos, ela se apresenta como uma loba que se levantou restaurada, depois de expulsar a força masculina negativa que atravessou seu caminho.


Porque ela sabe que: 


“A luz não luta contra a lâmina.”


Ela sabe que na presença do Sagrado Feminino as cicatrizes são curadas.


A recuperação do instinto ferido começa com o reconhecimento de que a captura ocorreu, de que uma fome da alma se seguiu, de que os limites normais de insight e proteção foram perturbados. É preciso reverter o processo que causou a captura da mulher ...”

Clarissa Pinkola Estés


A mensagem da Shakira nos diz que possuímos força para deter a dominação das teias manipuladoras da Estrutura Patriarcal, dentro de um Sistema Capitalista e vivermos livres e poderosamente, pois já somos mulheres que faturam.


Como lobas não precisamos queimar os homens em fogueiras...Uma loba só precisa ser capaz de identificar os desejos de uma alma masculina que não se rendeu ao sistema.

 

“Algumas mulheres dizem que estão cansadas, que já se esforçaram demais nessa área. Sugiro humildemente que elas estavam tentando ensinar um homem sem vontade de aprender. A maioria dos homens quer saber, quer aprender. Quando os homens demonstram essa disposição, é a hora de fazer revelações; não apenas a esmo, mas porque mais uma alma perguntou. "

Clarissa Pinkola Estés


Que sejamos capazes de reconhecer a alma de um homem, porque dentro de cada uma de nós existe uma potência espiritual e universal querendo nos ensina a deixar a Cinderela e a Barbie morrerem por conta própria, sem ter que matar o gênero masculino.


Que sejamos capazes de deixar a clareza do nosso direito de nascer mulher permanecer aberto com a certeza absoluta de que também somos sagradas e


Deixar que a escuridão se dissolva na presença da luz.”


“Dar o coração para uma nova criação, para uma nova vida...é uma descida ao reino dos sentimentos. Pode ser difícil, especialmente se estiver ferido...No entanto, ele existe para ser tocado, para dar vida plena...”

Clarissa Pinkola Estés



Os 10 Mandamentos que Shakira apresenta em seu show:


1-Você vai proteger e cuidar da sua alcateia acima de tudo.

2-Não vai pedir permissão para ser você mesma.

3-Vai dançar e cantar quando precisar se curar.

4-Você vai uivar, porque ninguém pode te silenciar.

5-A mulher loba não ataca, ela defende.

6- Uma loba não compete com outras lobas, elas se ajudam.

7-Uma loba não reprime sua natureza selvagem.

8-Você vai escolher seu caminho sem ninguém te forçar a nada.

9- Uma loba não vai cobiçar o que é da outra. Claramente!

10- Uma loba é uma loba para sempre.


Então o show da Shakira é sobre uma civilização patriarcal, onde o gênero masculino detém o monopólio da afetividade controlando as mulheres por meio da falta de afeto, respeito, independentemente de fama, sucesso, riqueza, faixa etária, raça, credo... 


Sobre uma sociedade que faz com que as mulheres se encontrem perdidas dentro de relacionamentos desrespeitosos que as levam à sensação de inferioridade, por mais que se doam.


Uma sociedade que nos faz crer, desde o momento em que nascemos, que precisamos da proteção de um homem.


Nossas ancestrais acreditaram nisso, nossas mães acreditaram...

 

Precisamos, mulheres do Séc. XXI, cortar esse círculo vicioso sobre não termos direitos e possuirmos apenas deveres.


Shakira nos convoca a perceber que já podemos cortar esse círculo desrespeitoso, pois somos mulheres que não dependem mais de um homem provedor... Somos mulheres que faturam.


E cabe aqui, ser grata à todas as mulheres sábias e corajosas que foram consideradas bruxas e queimadas nas fogueiras para que hoje, sejamos mulheres que possam viver de forma independente.


“Quando uma mulher renasce, todas se libertam.

O sofrimento de uma mulher é a dor de todas as suas ancestrais.

Quando uma mulher se cura, todas se curam também.”

Fernanda Barroso



Gratidão, Shakira, por nos convidar a ir ao encontro do nosso Sagrado Feminino.

NAMASTÊ!



Indico o livro MULHERES QUE CORREM COM LOBOS / Clarissa Pinkola Estés







Não se esqueça de deixar um comentário, e seguir nossas redes sociais:






6 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Mar 11
Rated 5 out of 5 stars.

Magnífico! Amei!

Like

Guest
Mar 10
Rated 5 out of 5 stars.

Texto lindo e provocativo!!!

Sim, somos lobas em nossos espaços. Temos que ser, ser, ser.... SER!!!!

Like

Guest
Mar 09

Saber da existência desse livro, muito me comoveu. Uma mulher de verdade, que gosta de ser mulher acata esses belos ensinamentos. Deixar de ser bruxa, porque ainda tem na avaliação de muitos inertes no tempo, e ser rainha amada porque entende de amor e de gente. Maria Anésia. Obrigada, Beth.

Like

Guest
Mar 09
Rated 5 out of 5 stars.

Li este livro há muitos anos e o insight brilhante que ele  me permitiu vivenciar é no sentido de que a verdadeira transformação que almejamos como mulheres não provém da sociedade, dos movimentos sociais, do ativismo, nem necessariamente da ressignificação dos papeis masculino e feminino, mas, sim, do interior da própria mulher. Avante! Carla Kirilos

Like

Ilma Pereira
Mar 08
Rated 5 out of 5 stars.

Seu texto potente me acendeu o desejo de ler esse livro. Que muitas Shakiras se levantem!

Like
bottom of page