top of page
Blogs.png
Buscar

PLANTIOS SÃO INVISÍVEIS?

Foto do escritor: CARLA KIRILOSCARLA KIRILOS

Estava eu, uns dias atrás, zapeando pelo Instagram quando me deparei com um post que dizia o seguinte: Plantios são invisíveis: O que todo mundo vê, é consequência do que ninguém vê!


Na mesma hora pensei: - Vou escrever sobre este tema. E, agora, eis-me aqui, debruçada sobre o teclado, articulando em palavras esta ideia. Porém, questionando a afirmativa acima.


Você já parou para pensar que, enquanto nos movemos pela existência da vida, muitas vezes, negligenciamos os plantios invisíveis ou não, sutis e profundos, que lançamos ao vento, sem perceber como eles germinam e florescem silenciosamente, direcionando o mundo ao nosso redor que, nada mais é, do que uma colcha de retalhos das ações individuais de bilhões de pessoas? E que, em meio ao ritmo frenético da vida moderna, vamos perdendo de vista as conexões entre essas ações espontâneas e as consequências que elas acarretam?


Imagine uma semente sendo lançada ao solo. Ela parece pequena e insignificante, mas dentro dela há o potencial de uma planta imponente. Será que quando admiramos uma árvore grandiosa e deslumbrante nos lembramos que o que está debaixo da terra é ainda maior? Na maioria das vezes, não. Mas o sistema de raízes é sempre maior do que aquilo que a árvore suporta!


Assim como as raízes são maiores do que o que vemos acima do solo, as consequências de nossas ações vão além do que podemos perceber imediatamente. Nossas escolhas, palavras e ações podem parecer simples e triviais, mas contêm o poder de moldar e influenciar todo o nosso ecossistema. Quando plantamos sementes de paciência, compaixão e amor, elas podem se manter e gerar um efeito dominó, tocando vidas além da nossa própria. Um gesto de gentileza para um estranho poderá inspirá-lo a fazer o mesmo por outra pessoa, criando uma corrente do bem que se estenderá muito além do que podemos imaginar.


Além disso, conscientemente ou não, nossas ações têm um impacto nas relações humanas e na sociedade como um todo. Quando nos comprometemos a construir relacionamentos saudáveis, baseados na empatia, respeito e compreensão, plantamos sementes que fortalecem os laços humanos. Essas sementes, às vezes, não perceptíveis a olho nu, podem gerar um senso de comunidade onde as pessoas se apoiam mutuamente e trabalham juntas para enfrentar os diferentes desafios cotidianos.


No entanto, infelizmente, nem tudo que plantamos é positivo. Nossas palavras negativas, atitudes prejudiciais e escolhas irresponsáveis também têm consequências e podem causar danos profundos. Daí a importância da boa qualidade das sementes que estamos germinando. Porque nada é mais vivo do que um solo fértil que brota o que recebe. E, a máxima popular que diz que colhemos o que plantamos, é realmente uma verdade. Fiquemos ligados!


À medida que vivemos, devemos lembrar que nossas ações têm um poder além do que podemos ver ou imaginar. Cada escolha que fazemos, cada palavra que proferimos e cada gesto que oferecemos podem criar um impacto duradouro e significativo. Positivo ou negativo.


Portanto, que sejamos conscientes e intencionais em nossos plantios que podem ser invisíveis ou não. Que cultivemos sementes de amor, compaixão, sustentabilidade e positividade, sabendo que essas sementes poderão ter um potencial transformador para nós e os outros. Que possamos ser ”como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmo 1.3)



Não se esqueça de deixar um comentário, e seguir nossas redes sociais:



108 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Jun 23, 2023

Tudo começa ao lançar a semente. Que sejamos,então, capazes de avaliar o teor da semente.

Namastê!

Like
bottom of page