top of page
Blogs.png
Buscar

SER BOTAFOGUENSE: TRADIÇÃO E PAIXÃO

Foto do escritor: CARLA KIRILOSCARLA KIRILOS

A foto que ilustra este texto, tirada no dia 22 de julho deste ano, é muito mais do que uma imagem de quase toda a família reunida. Ela traz consigo uma história de muito valor para todos que estão ali. E é um resumo desta trajetória que irei abordar nas linhas abaixo.

Tudo começou no coração do Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo, onde dois fatos significativos se entrelaçam desde os idos de 1930, ano em que nasceu meu pai. Foi nessa época que o Clube Botafogo de Futebol e Regatas conquistou o tetracampeonato carioca, de 1932 a 1935, feito inédito na cidade.


Assim, iniciou-se a história de tradição e paixão que transcende gerações.

Meu pai, Fahim Kirilos, uma criança na época, vivia os louros do jovem clube. Ele não era apenas um torcedor, mas sim um verdadeiro apaixonado pelo Botafogo. Ele e o clube eram como irmãos! Cresceram juntos. Acredito que ele vivia mais na sede do que em casa. Conhecia tudo e todos, participando ativamente dos treinos e dando palpites sem parar. Viveu de perto a década gloriosa de 1930 a 1940 e, em 1950, testemunhou o surgimento do Maracanã e o brilho do craque Garrincha.


Na década de 60, considerada a maior da história do clube, quando o Botafogo encantava multidões com seu futebol envolvente, o menino que agora era adulto e pai, já tratava de passar adiante esse amor. Assim, eu e meus irmãos crescemos. Meu pai nos ensinou que ser botafoguense é carregar consigo uma herança de valores, identidade e orgulho, estabelecendo uma conexão profunda e duradoura com o time.


Essa atitude deixou uma marca indelével na história da minha família, tornando-se o alicerce de uma tradição que perdura até os dias de hoje. A paixão pelo Botafogo foi compartilhada entre pais, filhos e netos, transformando-se em um legado valioso que atravessa as fronteiras do tempo e da distância geográfica. Mesmo com praticamente todos os membros da família vivendo, atualmente, longe do Rio de Janeiro, a fidelidade ao clube e à tradição familiar permanece inabalável, mantendo-nos unidos pela paixão alvinegra herdada do meu pai, em qualquer lugar do mundo.


Para nossa família, o Botafogo é mais do que um clube de futebol;

é uma fonte de ensinamentos valiosos. Através do time e, com ele, aprendemos a importância do trabalho em equipe, da perseverança diante das adversidades e da celebração das conquistas, grandes ou pequenas. Essas lições foram absorvidas e aplicadas em nossas vidas pessoais e profissionais, guiando-nos em nossas escolhas e atitudes. Como diz o hino do clube: "Na estrada dos louros, num facho de luz, Tua Estrela Solitária nos conduz."


A tradição e paixão pelo Botafogo também fortaleceram os laços afetivos entre todos. Os momentos de celebração após cada vitória do clube, ou o choro após derrotas e frustrações, se transformam em memórias afetuosas, unindo-nos em torno de um sentimento de cumplicidade e união. O amor pelo Botafogo nos mantém próximos, apesar das distâncias físicas, compartilhando a emoção de cada partida e o orgulho de pertencer a uma família de torcedores alvinegros. E um viva para a internet que nos permite criar e alimentar esta proximidade dia a dia.


Acreditamos que ser botafoguense, como dizia Artur da Távola, “é ser estrela, solitária ou solidária, é tomar partido, ousar e desbravar. Ser Botafogo mistura nobreza sem aristocracia com popularidade sem demagogia. É furar, varar, ultrapassar, chegar, enfrentar pedradas, tormentas e adversidades e sempre conhecer a melhor matéria do próprio sonho.”


Nossa família de torcedores carrega consigo uma herança de valores que foi transmitida de geração em geração, fortalecendo os laços afetivos e unindo-nos em torno de um amor incondicional pelo glorioso Botafogo. Essa jornada não apenas nos mantém unidos, mas também nos inspira a sermos corajosos, perseverantes e fiéis em todas as áreas das nossas vidas, assim como somos com o clube em qualquer fase vivida. E, por falar nisso, como não celebrar enormemente, a fase atual? Seremos campeões brasileiros? É uma pergunta difícil de ser respondida, muitos fatores estão em jogo, mas é bem possível e é nesta probabilidade que iremos acreditar até o fim.


Ser botafoguense vai muito além de torcer por um clube; é celebrar e manter acesa uma linda história de amor, nascida com o meu pai, que perdura em nossos corações ao longo de mais de 93 anos.


Não se esqueça de deixar um comentário, e seguir nossas redes sociais:



111 visualizações2 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Aug 31, 2023

Quem conhece você e esta família tão querida sabe muito bem o que o Botafogo representa para todos. Amei seu texto! Ana Maria

Like

Guest
Aug 07, 2023

Elos importantes que ligam as famílias,fortalecem os laços de geração em geração.

Namastê!

Like
bottom of page