VIVA UM CASAMENTO A TRÊS
Eu tenho duas razões bem especiais para achar fevereiro o mês mais incrível do ano.
A primeira é porque nasci neste mês, e a segunda porque é também o mês em que comemoro aniversário de casamento.
![](https://static.wixstatic.com/media/44bda1_299286cc41304951b131e3f24cf2dfd1~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_651,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/44bda1_299286cc41304951b131e3f24cf2dfd1~mv2.jpg)
Sim, nasci e casei em 10 de fevereiro. E o intervalo de um evento para o outro são de exatos 20 anos. Então hoje, dia 10, enquanto você lê este artigo, estou celebrando duplamente. Comemoro, com alegria e o coração cheio de gratidão a Deus, os meus 63 anos de vida e as bodas de 43 anos de casada.
Do latim,
o termo boda
significa
“promessa”.
A alusão é certeira para celebrações de aniversários de casamento. De acordo com o costume popular, as bodas de casamento recebem nomes para contar o tempo de matrimônio. Ou seja, cada boda representa um ano específico da união. E, um detalhe chama a atenção: Desde o primeiro ano de casados, a importância do material/mineral, que vai do mais frágil ao mais resistente, dá nome à boda celebrada. Vale ressaltar que há nomenclaturas de bodas para até os 100 anos de casamento.
Boda de Azeviche.
Desde que completei 25 anos de casamento aprendi a valorizar o nome das bodas. E agora, quando fui pesquisar qual boda estou comemorando, descobri que é a de azeviche. Confesso que aprendi algo novo. Nem sabia que existia uma pedra preciosa com este nome. Você já ouviu falar dela? O azeviche é uma espécie de carvão bem duro e, se polido, consegue ser moldado para ser utilizado em diversas finalidades. É também conhecido como âmbar negro. É um material muito resistente, mas para chegar até a condição de jóia, passa por várias fases. A pedra azeviche, nas bodas, representa comprometimento.
Fazendo uma analogia entre a lapidação das pedras brutas e o casamento, percebe-se que, até virarem preciosidades, leva-se um grande tempo no processo. Nada é simples! Exige muito trabalho, paciência, dedicação, amor, mudanças, carinho, cuidado, investimento e vontade.
Viver mais de quatro décadas com uma pessoa mantendo o sentimento forte o bastante para continuar na caminhada da vida, juntos, não é fácil. Tive vários momentos de altos e baixos! Mas, desde o dia em que nosso casamento passou a ser três, ficou mais fácil passar pelas turbulências.
Casamento a três? Que isso?
Sim. Deus, meu marido e eu. Ao unir duas pessoas tão diferentes, Deus estava nos mostrando que pode haver unidade na diversidade. Apesar das diferenças, podemos amar um ao outro e nos esforçar para que o outro seja mais semelhante a Jesus Cristo. Compreendemos que a presença constante de Deus no nosso relacionamento nos une, guia e fortalece nas dificuldades.
Está na Bíblia: “Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” (Eclesiastes 4.12)
Permitir que Deus seja o centro da minha vida conjugal, nos dá unidade de propósito com relação a esta aliança que eu e meu marido fizemos lá atrás. É exercício contínuo e muita oração. Eu acredito no casamento. Invisto nele. Mas nunca me enganei. Quantidade de anos juntos não é sinônimo de qualidade num relacionamento. Só conseguiremos bons resultados com investimentos e renúncias. Isso é para toda a vida. O processo, muitas vezes, é doloroso, dá trabalho, os braços cansam de remar, mas, no meu caso, como vale à pena!
Para ser feliz, é preciso ter satisfação a dois e encontrar diariamente motivos para manter a união. Faz parte viver experiências diferentes, arriscar, manter uma certa curiosidade e descobrir coisas novas. Celebro ter momentos felizes e uma relação matrimonial sólida! É uma vitória que posso comemorar a cada dia, pois cada dia é único! Na verdade, percebo como uma dádiva! E agradeço a Deus por poder viver uma união assim.
Aproveito e deixo um livro como dica: Casamento a três, uma aliança com Deus.
Não se esqueça de deixar um comentário, e seguir nossas redes sociais:
![](https://static.wixstatic.com/media/44bda1_323e15033f4b444cbeeda212e515afa5~mv2.png/v1/fill/w_980,h_327,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/44bda1_323e15033f4b444cbeeda212e515afa5~mv2.png)
Parabéns Carla, pelo seu dois aniversários!! Que lindo ver a sua fé nesta união!!
Carla,duplamente parabéns!Você deixa claro que a fé,a confiança,o amor, diariamente desafiador,são escolhas em sua vida.São as bases,são os alicerces que fortalecem sua existência.FELIZ ANIVERSÁRIO!