Buscar
É POSSÍVEL SER FELIZ NO TRABALHO
No post passado, falamos sobre as novas formas de subjetivação no mundo do trabalho.
Agora, vamos pensar se é possível ser feliz no e com o trabalho. Afinal, a busca pela felicidade e bem-estar está em todas as esferas da vida no mundo hedonista que vivemos.
![](https://static.wixstatic.com/media/44bda1_c6cbac4217b94e79a63e20852d8bb222~mv2.png/v1/fill/w_980,h_637,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/44bda1_c6cbac4217b94e79a63e20852d8bb222~mv2.png)
“Algumas pessoas acreditam que felicidade e trabalho não têm qualquer relação, sendo antes contraditórios: feliz é quem não trabalha.”(Bendassolli, P)
O que você acha dessa afirmativa?
Para pensar sobre bem-estar e felicidade no trabalho, um dos pontos que destaco é pensar sobre cultura organizacional, que é a forma como a empresa se relaciona com seus diversos públicos. Refere-se a valores ou princípios que orientam suas ações, normas, comportamentos e práticas compartilhadas; é percebida através da análise de suas relações e inter-relações, na forma como a empresa interage dentro e fora de seus muros.
Empresas que cultivam uma cultura organizacional positiva, que valorizam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, praticam o reconhecimento e o desenvolvimento pessoal, têm mais chance de ter pessoas mais felizes.
Pesquisas que realizamos apontam que o reconhecimento é elemento central na relação do sujeito com o trabalho, o fator mais demandado e mais difícil de se encontrar enquanto prática.
Quando há reconhecimento, trabalhar não é apenas produzir bens ou serviços, é também produzir mudanças em si mesmo, transformar e ser transformado. Ele é central nos processos de construção identitária, de saúde e prazer no trabalho. Reconhecer é uma forma de retribuição simbólica sobre o fazer das pessoas, sendo, ainda, uma forma de mediação das relações dos sujeitos no âmbito do trabalho.
Outro fator de felicidade no trabalho se refere a possibilidade das pessoas se sentirem engajadas e participantes nos propósitos e na construção da empresa. Quando lhes é dada a possibilidade de terem autonomia e controle sobre suas atividades, há chance de ser feliz, pois, proporciona o senso de responsabilidade e realização.
Privilégio da Escolha do Trabalho
Trabalhar em algo que você é apaixonado e que está alinhado com seus valores pode aumentar significativamente sua satisfação, porque a felicidade no trabalho, está na atividade em si, e não no modo como ela se institucionaliza.
Mas, precisamos concordar com Freud, 1930, quando diz que “não há uma regra infalível que se possa aplicar a todos [para se alcançar a felicidade]. Cada homem deve encontrar por si mesmo de que modo específico pode ser salvo”. Importa então olhar para dentro e tentar descobrir o que nos causa bem-estar, o que nos enche os olhos e nos faz acordar todos os dias e pensar, quero levantar, quero fazer, quero criar....
Desejo a você um NOVO ANO no que diz respeito ao trabalho, essa “coisa” que ocupa a maior parte de nossas vidas e possibilita tantas outras.
Desejo que você tenha chance de buscar o seu verdadeiro desejo no que se refere a trabalho, e poder atuar com o que lhe dar prazer. Mas lembrando sempre que o que nos faz felizes hoje pode ser radicalmente diferente amanhã; então, não coloque no trabalho todas as suas fichas...
Grande abraço!
Não se esqueça de deixar um comentário, e seguir nossas redes sociais:
![](https://static.wixstatic.com/media/44bda1_d542b72efd574086815426e327366639~mv2.png/v1/fill/w_980,h_454,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/44bda1_d542b72efd574086815426e327366639~mv2.png)
2 Comments
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet
Acredito que o ponto inicial e também fundamental para encontrar felicidade no trabalho,seja identificarmos com a profissão escolhida - isso alimenta nosso entusiasmo e alivia nosso peso.
Namastê!